quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Uma realidade que vem à tona com o carnaval



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início amanhã (17) a “operação carnaval” em todas as estradas federais do país. Este ano, nove helicópteros darão apoio às equipes em terra. Além disso, cartões postais serão distribuídos comparando o poder letal de uma arma ao de uma pessoa que conduz um veículo de forma irresponsável. O objetivo da operação é coibir abusos dos motoristas e aumentar a segurança nas estradas durante a maior festa popular do País.
PRF usa cartão-postal para alertar motorista durante carnaval (fonte: folha.com)

Todo ano é a mesma coisa, notícias do tipo “amigos voltavam de uma noitada de carnaval quando o veículo com os foliões se envolveu em um acidente”. Infelizmente, esse tipo de história é um clichê. Lembro-me ter ouvido em um noticiário em algum carnaval passado a expectativa de mortes nas rodovias durante o carnaval que iria começar. Confesso que me senti mal com isso, primeiro uma angústia de saber que vidas seriam perdidas para construir essa triste estatística, segundo um questionamento, será que o necessário para mudar essa realidade está sendo feito?

Boa parte dos acidentes envolvendo automóveis está ligada entre a relação álcool e direção. Para isso, a Lei Seca entrou em vigor em 2009 prometendo reduzir o número de embriagados ao volante. Dados mostram uma diminuição dos números de acidentes, mas essa redução pode ser muito maior. Por exemplo, neste carnaval o Detran do Estado do Amazonas terá blitzen com exames do bafômetro obrigatório. Há uma proposta do governo federal que pretende tornar essa obrigação permanente e nacional. Sem dúvida, é um caminho possível.




Mas o que eu posso fazer?

Recentemente, sites e contas em redes sociais são acusados em alertarem sobre blitzen policiais. Pensem comigo, quem apoia e divulga esse tipo de aviso pode contribuir para um acidente, pois um infrator pode desviar do trajeto ao saber da existência da barreira policial e ficar livre para provocar um acidente em outra via, simples assim.

Bom, aquele sentimento de angústia em relação às previsões de mortes no carnaval pode ser amenizado só de saber que eu repudio e vou denunciar esse tipo de alerta. É uma opção que eu tenho para não ficar parado e ver as tristes estatísticas durante todo o ano. No mais, tenham um bom feriado e pulem o carnaval com responsabilidade.

5 comentários:

  1. Muito bom seu blog e ótimas postagens, é sempre bom fazer o que gostamos...sucesso com seu blog...abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi mineirinho
    adorei sua visita em meu blog Jeitinho Mineiro. Vim aqui ver de perto o seu blog e vou ficar.
    Gostei demais das chamadas que vc fez sobre oo monstros que há em nós e que aproveitam o carnaval pra sair para fora. É bem mais inteligente usarmos as redes sociais para alerta para o lado bom, não é mesmo?
    Aqui vamos falar sobre sua cidade sim Ponte Nova mandei mensagem para seu email. Aguardo sua resposta. E espero que seja positiva.
    Um abraço e bom carnaval para vc também.
    Regina Márcia
    http://jeitinhomineiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Concordo e assino embaixo! Passeei, gostei e estou seguindo! Agradeço e ficarei feliz e honrada se quiseres retribuir seguindo de volta!Uma 6ªF iluminada e repleta de bênçãos!Abraço fraterno e carinhoso!Ah! Teu blog possui aquelas letrinhas chatas da verificação de palavras p/poder postar um comentário! Porque você não tira?...
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
    http://www.dihitt.com.br/elaineaverbuch
    http://twitter.com/@elaineaverbuch

    ResponderExcluir
  4. Não consigo visitar todos como gostaria! Tento não esquecer de ninguém... E sempre cabe mais um...que nem coração de mãe...Então estou aqui pra avisar que tem post especial de carnaval! Vem! Tô te esperando! Feliz Carnaval! Abração cheio de confete e serpentina! Bjão no coração!
    Te enviei e-mail sobre a verificação de palavras!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
    http://www.dihitt.com.br/elaineaverbuch
    http://twitter.com/@elaineaverbuch

    ResponderExcluir
  5. Passando,aprovando&seeguindo. Beijiinhos :*
    @per_feitosparaoamor
    @ferly_victoria
    http://reverseobrlife.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...