quinta-feira, 1 de março de 2012

O nosso país vai bem de saúde?



O Ministério da Saúde divulgou neste começo de mês o resultado do IDSUS 2011 (Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde), indicador que varia de 0 a 10, a média do país foi 5,47. Segundo o Governo, a meta para os municípios brasileiros era nota 7,0, mas só 1,9% da população brasileira vive em cidades com nota superior.

O Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde é uma forma de avaliação criada pelo Governo para verificar, a cada três anos, o desempenho do atendimento de saúde nos municípios brasileiros. São levados em consideração o índice de acesso ao serviço (como proporção de internações de alta complexidade) e o índice de efetividade do atendimento recebido (como proporção de parto normal, cobertura vacinal da tetravalente, etc)

Entre os piores índices, destaque para o Rio de Janeiro, com nota 4,33; São Gonçalo (RJ), com 4,18; e algumas cidades pequenas do Norte e Nordeste que chegam a ter nota abaixo de 3. Já entre as melhores colocadas, as cidades se concentram no Sul e Sudeste, como Barueri (SP), com 8,2; Arco-Íris (SP), com 8,38; e Vitória (ES), com 7,08.


Que a qualidade do serviço público de saúde é péssima ninguém pode negar, mas mesmo as cidades bem colocadas apresentam uma realidade que contestam esses dados. Com a divulgação dos números, várias fontes de notícias procuraram esses municípios. Em Vitória, capital com melhor índice, usuários reclamam a respeito da espera, que passava de duas horas para alguns pacientes.

Então a pergunta é: Esse indicador é confiável? É a primeira vez que o IDSUS é usado, os próprios técnicos do governo reconhecem que existem melhorias a serem feitas para que o índice ofereça um recorte mais próximo da realidade. Um fato precisa ser destacado, o nível de satisfação do usuário do SUS e o tempo que um paciente leva para ser atendido não são levados em consideração.

Para o Estado, o índice dessa forma deve ser agradável, pois esconde as queixas comuns no serviço. Já para quem tem o SUS como única opção, os índices que perdem o valor, pois o descaso do Governo é sentido na pele, que é suficiente para se revoltar e duvidar do indicador.

2 comentários:

  1. Olá, Leandro!

    Desculpe, equivoquei e exclui o anterior

    Não há dúvida, não é mesmo? Está tudo tão evidente e basear-se em indicadores, esquecendo-se dos fatos é enganar a si mesmo. Pior é tentar enganar aos outros.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. De acordo com lula e seus defensores nacionalistas, vai muito bem. de acordo com eles nunca na historia foi tão bom assim

    Se reclama é da oposição. brasilol

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...